
Notícias Contábeis
Dia dos Pais: comércio investe em guerra de cupons e até IA para construir encontros impossíveis

A já acirrada disputa das plataformas de comércio eletrônico para atrair os consumidores deve ir além da guerra de cupons de desconto e frete grátis neste Dia dos Pais, comemorado no segundo domingo de agosto.
A data — uma das principais do calendário do comércio, atrás do Natal, Black Friday e Dia das Mães —, é comemorada neste ano no dia 10 de agosto, e, além da busca pelo presente ideal, vai contar até com inteligência artificial (IA) para construir memórias "impossíveis" entre pais e filhos.
A novidade vem do Magazine Luiza. Em seu canal oficial no WhatsApp, a Lu, influenciadora virtual da varejista, vai convidar filhos a enviar fotos suas, atuais, e registros antigos dos pais, quando tinham a idade que os filhos têm hoje. Uma IA vai usar as imagens para criar um vídeo de "encontro de gerações", entregando artificialmente aos consumidores um registro impossível de acontecer naturalmente.
A ideia é que a IA comece a funcionar no dia 7 de agosto, quinta-feira anterior ao domingo dos Pais, e qualquer um poderá usar o recurso, ou seja, não é preciso fazer uma compra no Magalu para acessar a iniciativa.
Gerente sênior de Branding, Marketing e Comunicação do Magalu, Aline Izo explica que a ação é o pilar "mais emocional" da campanha da companhia para a data, e tem como objetivo estreitar o relacionamento dos clientes com a marca:
— Basta dar um "oi" para a Lu e seguir os passos — diz. — Vai além do presente físico, porque adiciona uma lembrança mais carinhosa.
No geral, as ativações do Magalu para o Dia dos Pais também vão brincar com a ideia de que os filhos devem retribuir os "paitrocínios" com presentes para os pais. A campanha inclui descontos de até 60% e frete grátis em produtos em categorias como videogames, beleza, esporte e relógios.
Para quem acompanha o setor, a estratégia da varejista com a campanha é dupla: atrai o consumidor para a marca ao mesmo tempo em que estimula a conexão emocional dos filhos com os pais para fortalecer uma data que tem perdido a força no varejo. É o que observa Luiz Alberto Marinho, sócio-diretor da Gouvêa Malls, empresa da Gouvêa Ecosystem.
— Não é uma ação promocional, mas institucional, que reforça a imagem da Lu "preocupada" com as pessoas, que acabam simpatizando com a iniciativa. O Magalu sai um pouco da disputa apenas de valor para um gesto que tenta recuperar o aspecto emocional da data com uma ferramenta que "está na moda", que é a IA. É muito interessante por ser uma estratégia diferente daquela que o mercado todo está adotando.
Recorde em cupons
No Mercado Livre, o foco é o bolso: serão R$ 40 milhões em cupons distribuídos até o próximo dia 10. De acordo com o gigante argentino de vendas on-line, este é o maior investimento promocional de sua história para a data.
Válidos para produtos de diversas categorias, como Moda e Beleza, Eletrônicos, Casa & Decoração, Esporte e Celulares, os cupons ficarão disponíveis numa página específica da plataforma, e devem ser aplicados direto no carrinho de compras.
Além disso, os consumidores podem contar com parcelamento em até 21 vezes sem juros no cartão Mercado Pago, braço financeiro da plataforma.
— A campanha reforça nosso compromisso com nossos compradores, vendedores e cada vez mais com nossos afiliados e criadores. Os cupons têm ganhado cada vez mais relevância no nosso negócio e a expectativa é aumentar a recorrência de compras na plataforma — diz Cesar Hiraoka, diretor de marketing do Mercado Livre.
A campanha se soma a outra ofensiva lançada recentemente pelo Mercado Livre: desde o início de junho, pedidos a partir de R$ 19 têm frete grátis, à exceção de compras internacionais e do segmento de alimentos. Desde 2021, o valor mínimo era de R$ 79, o que significa uma redução de 75% do custo do frete para os consumidores.
Na Shopee, a campanha dos Pais vai coincidir com a data dupla mensal de promoções do marketplace asiático. No dia 08/08, sexta-feira anterior ao Dia dos Pais, a plataforma vai oferecer R$ 12 milhões em cupons de desconto e frete grátis em compras acima de R$ 10.
Por ser às vésperas do fim de semana comemorativo, a recomendação da plataforma é que as compras dos presentes para os pais sejam antecipadas para chegarem a tempo. Por isso, até o dia 8 há outros descontos de "esquenta". Além disso, nas regiões metropolitanas do Rio, de São Paulo e de Belo Horizonte há produtos com entrega rápida, no mesmo dia ou no dia seguinte, como destaca Felipe Piringer, head de Marketing da Shopee.
— E ainda teremos descontos de 50% e frete grátis nos produtos comprados a partir do Shopee Vídeos, área do nosso aplicativo e site onde os vendedores e influenciadores divulgam os itens — destaca o executivo.
Data foi criação do GLOBO em 1953
Mundo a fora, o Dia dos Pais é celebrado em diferentes datas. Em Portugal, por exemplo, é no dia 19 de março, coincidindo com o Dia de São José. Já nos Estados Unidos, na Inglaterra e em outros cerca de 30 países, a data especial é sempre no terceiro domingo de junho — neste ano, no dia 15.
No Brasil, o Dia dos Pais é celebrado no segundo domingo de agosto, parte do calendário das famílias e do comércio brasileiro. Mas nem sempre foi assim: a comemoração no país começou em 1953, a partir de uma ação do GLOBO.
A ideia partiu do publicitário Sylvio Bhering, na época diretor do GLOBO e da Rádio Globo. Na edição do dia 15 de agosto daquele ano, um sábado, ele propôs que fosse celebrado o Dia do Papai no domingo, 16, Dia de São Joaquim, pai de Nossa Senhora. Nos anos seguintes, a data foi modificada para o segundo domingo do mês de agosto, para os pais poderem passar o dia com os filhos.
"Pela primeira vez se celebrará amanhã o Dia do Papai. Pela primeira vez os filhos, no enternecido reconhecimento que devem a quem lhes consagra energias e desvelos, preocupações e esperanças, manifestarão aos pais toda a extensão do seu amor. Será a primeira vez e não será a última. Tão justa é a homenagem, tão universal e comovido foi o entusiasmo que a acolheu, tanto representam os pais para o coração dos filhos, que se pode afirmar com convicção que a iniciativa d'0 GLOBO e da RADIO GLOBO frutificará pelos anos afora numa festa anual de amor", diz o texto publicado na capa do GLOBO daquele 15 de agosto.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios


Marketing é o maior desafio para empreendedoras negras; donas de negócios contam suas estratégias
Ler mais
Licença-paternidade de 15 dias corrige defasagem de 37 anos da lei e período se aproxima com de outros países
Ler mais